Nuvens (v1.0pt_BR)

Um jogo de André Teruya, Igor Knop, Robert Coelho e Sergio Halaban

Em Nuvens, você e seus amigos estão observando nuvens no parque em uma agradável tarde de verão. A cada rodada, um dos jogadores assume a função de Escultor de Nuvens e deve moldar com bolinhas de algodão formas que comuniquem uma palavra secreta. Os outros jogadores, um a um, são Observadores que tentam adivinhar a palavra secreta ou passar a vez. No entanto, caso o Observador se perca em seus devaneios e demore para passar sua vez, irá tomar chuva e perder pontos! Após duas rodadas, o jogador que acumular mais pontos é declarado o mestre flanador dos devaneios e vence a partida.

COMPONENTES

PREPARAÇÃO

VISÃO GERAL

Em cada rodada um jogador assume o papel de Escultor de Nuvens e tem pouco mais de um minuto para comunicar uma palavra secreta sorteada que só ele sabe qual é. Para dar dicas aos outros jogadores, o Escultor deve utilizar somente o algodão, criando formas e movimentando-o.

O papel de Observador é alternado entre os jogadores, em sentido horário, até que alguém acerte a palavra ou o tempo se esgote. Caso demore muito para passar a vez, um som de trovão indica que o Observador tomou chuva e o próximo jogador assume o papel. Os jogadores perdem 1 ponto para cada vez que tomarem chuva.

O Observador  recebe 3 pontos quando acerta a palavra e o Escultor de Nuvens recebe 2 pontos. Caso o tempo da rodada se esgote sem que nenhum Observador tenha acertado a palavra, tanto o Escultor de Nuvens como o último Observador tomam chuva e perdem 1 ponto.

A partida se encerra após todos jogadores terem desempenhado a função de Escultor de Nuvens uma vez. O jogador com mais pontos vence a partida.

JOGANDO UMA RODADA


O Escultor de Nuvens toca na nuvem de coelho do aplicativo para iniciar a rodada. O aplicativo informa “Preparem-se!” e dá início ao som de relógio. Neste momento, todos os jogadores devem fechar os olhos, exceto o Escultor.

A palavra secreta  será revelada pelo aplicativo. O Escultor de Nuvens deve memorizá-la.

Assim que o aplicativo disparar o som de uma sineta, todos os jogadores abrem os olhos.

O Escultor de Nuvens pode começar a utilizar o algodão para esculpir sua dica para a palavra secreta. 

O Escultor não pode falar ou emitir qualquer tipo de som como parte da dica.

O Escultor não pode fazer movimentos e gestos com seu corpo ou outros objetos como parte da dica.

O Escultor deve utilizar apenas o algodão para comunicar a palavra secreta, compondo imagens e formas e manipulando-o para simular seu movimento. 


Em seu turno o Observador pode dar quantos palpites desejar. O Escultor de Nuvens não deve responder nenhuma pergunta dos observadores.

No entanto, o tempo do Observador é limitado. Caso ele demore muito, pode ser penalizado. O tempo de duração do turno do Observador é sorteado pelo aplicativo e pode variar entre 10 e 20 segundos.

Caso o tempo se esgote, um som de trovão é disparado pelo aplicativo. O Observador excedeu o tempo e tomou chuva. Como penalidade perde 1 Ponto e passa sua vez para o próximo jogador.

Para evitar a penalização, o Observador pode passar sua vez para o próximo jogador tocando na nuvem de coelho no aplicativo. 


A Rodada pode terminar caso um Observador acerte a palavra secreta ou caso o tempo do Escultor de Nuvens acabe.

Caso o Observador ativo descubra a palavra secreta, o Escultor de Nuvens aperta o botão "Acertou" no aplicativo. Isso vai encerrar a rodada atual e computar os pontos;

Caso o tempo do Escultor de Nuvens acabe, a sineta toca três vezes, encerrando a rodada.

Em ambos os casos os pontos são computados imediatamente pelo placar e o aplicativo indica o próximo Escultor de Nuvens.


FIM DE PARTIDA E PONTUAÇÃO

A partida se encerra após todos jogadores terem desempenhado a função de Escultor de Nuvens uma vez. O jogador com mais pontos vence a partida e é declarado o mestre flanador dos devaneios.

Em caso de empate, o jogador que menos pegou chuva é o vencedor.



GOSTOU?

Os jogos da Fiat Ludens têm o objetivo de serem um esforço criativo e, algumas vezes, irão contra o que é esperado do chamado mercado. Os jogos sempre serão distribuídos na forma "pague quanto quiser". Você só precisa estar no local e horário que os jogos serão distribuídos.

Nosso objetivo é brincar com as sensações e emoções que o ato de jogar permite. Se conseguimos te afetar e você gostaria de contribuir, você pode fazer um PIX de qualquer valor para a chave 17603460808 (André Teruya).

Independente do valor, nos mande também seu nome e cidade na qual reside pelo e-mail fiatludens@gmail.com. Iremos montar um mapa público com todos os amigos que contribuíram com a experiência e têm um de nosso jogos em casa!