SAMBIKI SARU
FIAT LUDENS | 2024 - ANDRÉ TERUYA, IGOR KNOP, ROBERT COELHO e SÉRGIO HALABAN
3 jogadores | 5 min/por cenário | 8+ anos
18 macacos (6 marrons, 6 brancos, 6 cinzas)
3🍌 bananas
SAMBIKI SARU são os três macacos sábios, conhecidos como: Mizaru, que não vê o mal; Kikazaru, que não ouve nenhum mal; e Iwazaru, que não fala mal. É um jogo cooperativo de vazas, onde o objetivo é chegar mais longe em uma série de desafios. Os marcadores de macacos são sorteados entre os jogadores rolados. Quanto mais acrobático o macaco, maior seu valor e você tem que tentar seguir a cor de cada rodada. Se ao final da rodada os jogadores conseguirem cumprir o objetivo, podem avançar para o próximo desafio.
PREPARAÇÃO
Separe meeples de bananas no centro da mesa ao alcance de todos;
Deixe a caixa do jogo próxima pois poderá ser usada;
Use papel e caneta para anotar o número do cenário que vocês estão e número de vitórias e derrotas neles. Vocês começam no Cenário 1, com zero vitórias e zero derrotas.
O primeiro jogador será aquele que caiu ou tropeçou mais recentemente (ou escolha aleatoriamente).
O primeiro jogador pega todos os macacos na mão e, sem olhar, sorteia 6 macacos para cada jogador.
IMPORTANTE: Os jogadores devem inicialmente ficar com os macacos na mão, escondendo-os dos adversários. Tente bloquear a visão dos adversários com uma e rolar os macacos com a outra mão.Vocês estão prontos para jogar e vão seguir as regras do cenário da rodada!
O jogo SAMBIKI SARU é jogado em cenários. Cada cenário dividido em 6 rodadas, onde os jogadores se alternam, jogando a sua vez, em sentido horário. Vocês podem combinar antecipadamente jogar algum cenário específico ou tentar jogá-los em sequência. Ou mesmo tentar o desafio de completar todos em sequência, reiniciando se falhar em algum!
JOGANDO UMA RODADA
No início de cada rodada, role os macacos que recebeu à sua frente, mas esconda-os com uma de suas mãos. Evite mostrá-los para os oponentes e só os revele se o cenário permitir. Para rolar os macacos, faça uma “cuia” com as mãos e vire uma delas sobre a mesa. Isso deixa a variedade de posições melhor.
Se você for o primeiro jogador, você pode escolher e jogar qualquer um de seus macacos no centro da mesa, revelando a sua cor e posição. Se você não for o primeiro jogador, você deve jogar um macaco da mesma cor do primeiro macaco da mesa, se puder. Se não puder, você pode escolher e jogar um macaco de qualquer cor.
O jogador que jogar o macaco mais acrobático e travesso, vence a rodada, (chamada de vaza 🌸). A ordem de travessura é dada por sua cor e pela sua posição, seguindo as seguintes regras:
A cada rodada, a cor do primeiro macaco jogado é chamada de cor da vez;
Um macaco com uma cor diferente da cor da vez, é chamado de fora da cor;
Um macaco fora da cor, mas acompanhado de uma banana é considerado da cor trunfo. Mas isso só ocorrerá em cenários futuros.
Quando for avaliar o vencedor da rodada, olhe primeiro pelas cores na seguinte ordem, da maior para o menor:
O macaco na cor trunfo (mais valioso);
O macaco na cor da vez;
O macaco fora da cor (menos valioso).
Se houver mais de um macaco na mesma cor, avalie-os pela posição, na seguinte ordem:
O macaco de ponta cabeça (mais acrobático, mas valioso);
O macaco de lado;
O macaco em pé;
O macaco deitado de costas (menos valioso).
Se o empate persistir, o macaco jogado por último na ordem da rodada é o mais travesso.
A rodada termina quando todos tiverem jogado um macaco no centro da mesa. O jogador com o macaco mais travesso vence a vaza 🌸.
Exemplo 1: O primeiro jogador joga um macaco marrom, que vira a cor da vez. Todos os demais devem seguir a cor, se puderem. Vence a vaza o mais travesso.
Exemplo 2: Se um jogador não tiver um macaco marrom, ele joga qualquer outra cor. Mas, mesmo sendo mais travesso, ele perde para um macaco da cor da vez (o terceiro macaco).
Exemplo 3: O primeiro macaco vence, pois é o único da cor da vez.
Exemplo 4: Segundo macaco de ponta-cabeça vence por ser o mais travesso da cor da vez.
Exemplo 5: O terceiro macaco vence pode ser o último a ser jogado, estando empatado por cor e por posição.
Exemplo 6: O segundo macaco vence por ser da cor trunfo, já que é fora da cor da vez e pode ser jogado com uma banana.
CENÁRIOS
Em SAMBIKI SARU, todos ganham juntos ou todos perdem. Os cenários vão apresentar uma série de regras extras e complicações para dificultar a vida de vocês. Vocês começam com 3🍌 que podem gastar seguindo as regras dos cenários. Ao final de cada cenário, vocês recuperam uma banana gasta, até um máximo de 3🍌.
Comece pelo Cenário 1 e vá anotando quantas vitórias e derrotas vocês conseguiram, e em quais cenários vocês chegaram. Para cenários em sequência, recomenda-se que o último jogador a vencer a última vaza🌸, seja o primeiro jogador do próximo cenário.
Se seu grupo já conhece o jogo e querem apenas uma partida, podem ir direto para o Cenário 5.
JOGANDO POR PONTOS
Se seu grupo preferir jogar por pontos ao longo de vários cenários, vocês podem fazer o seguinte:
Vocês iniciam a partida com: 3 pontos;
Se falharem em um cenário, vocês perdem 1 ponto;
Se venceram o cenário, vocês ganham 1 ponto e soma com 1 pontos por cada 🍌não utilizada na rodada.
Depois de anotar os pontos, lembre-se que vocês ainda recuperam uma🍌 ao final do cenário, independente do resultado, até o máximo de 3🍌.
Cenário 1
Objetivo: Cada jogador deve vencer exatamente 2 🌸.
Restrições: Nenhuma. Não é preciso esconder os macacos e vocês podem conversar abertamente.
Bananas: O jogador da vez, pode gastar 🍌 antes de abrir a mesa para passar a vez para outro jogador.
Cenário 2
Objetivo: Cada jogador deve vencer exatamente 2🌸.
Restrições: Os jogadores não podem mais combinar as jogadas: cada um deve observar e decidir a sua própria jogada. O primeiro jogador da partida será o 🙊 Iwazaru (não falo) e não pode falar, gesticular ou emitir qualquer som para indicar suas intenções.
Bananas: 🙊 Iwazaru (não falo) não pode mais passar a vez usando 🍌.
Cenário 3
Objetivo: Cada jogador deve vencer exatamente 2🌸.
Restrições: O segundo jogador da partida será o 🙈 Mizaru (não vejo) e ele não pode ver os macacos dos outros jogadores (escondam com a mão, ou as caixas do jogo). Os demais jogadores continuam a poder olhar os macacos uns dos outros.
Bananas: 🙈 Mizaru (não vejo) pode, durante a sua vez, gastar 🍌 para fazer um macaco fora da cor virar a cor trunfo.
Cenário 4
Objetivo: Cada jogador deve vencer exatamente 2 🌸.
Restrições: O terceiro jogador da partida será o 🙉 Kikazaru (não ouço).
Bananas: 🙉 Kikazaru (não ouço) pode, durante sua vez, gastar 🍌 para fazer qualquer macaco ficar mais travesso, escolhendo uma nova posição maior do que a anterior.
Cenário 5 (partida isolada)
Este é o cenário recomendado se vocês quiserem jogar uma única partida. Mas vão ter que ler as regras anteriores!
Objetivo: Cada jogador deve vencer 2🌸.
Restrições: Todas as anteriores.
O primeiro jogador será sempre o jogador que venceu a última vaza e será o 🙊 Iwazaru (não falo).
Bananas: Todas as anteriores.
Cenário 6
Objetivo: O jogador 🙈 Mizaru (não vejo) deve vencer 4🌸 e os demais 1🌸 cada.
Restrição: Todas as anteriores.
O primeiro jogador será o 🙊 Iwazaru (não falo), o segundo o 🙈 Mizaru (não vejo) e o terceiro jogador será o 🙉 Kikazaru (não ouço).
Bananas: Todas as anteriores.
Cenário 7
Objetivo: Todos os jogadores devem primeiro vencer 1🌸 cada, em qualquer ordem. Depois mais 1🌸 cada, em qualquer ordem.
Restrição: Todas as anteriores.
Bananas: Todas as anteriores.